sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Higiene e Limpeza

Muitas pessoas não saber o jeito correto de se limpar uma gaiola,ou mesmo a higiene da ave.Uma das coisas que vou falar aqui é sobre banho,comida,desinfetação,gaiolas e outras coisas.

As gaiolas

Uma gaiola comum de calopsitas ou mesmo viveiros,podem ser facilmente limpos.Eu particularmente  lavo o fundo da gaiola.Depois de bem lavado com detergente(ou sabão em pó),forro o fundo com folhas sufites.
Eles deixam cair muitas cascas de sementes no fundo da gaiola.Então,tiro minhas aves do viveiro,bato o viveiro um pouquinho no chão e sai toda casca.
Depois de uma semana,troco a folha,limpo a gaiola e repito mais uma vez o que eu faço.

Na minha opinião é o jeito correto de se limpar gaiolas.


A desinfetação

A desinfetação é muito importante quando uma ave se contamina(ou alguma ave contaminada morreu) e depois se cura.Quando acontece algo desse tipo,devemos desinfetar poleiros,potes,tigelas,brinquedos,fundo da gaiola,bebedouros e simplismente: a gaiola.

O produto recomendado para a desinfetação é o Herbalvet.Caro é,mais dura por um ano.
Outros casos de desinfetar também é quando vc vai construir um playground para sua calopsita.Deve desinfetar os galhos que irá usá e nunca pintar o play com verniz(recomendação de veterinários).



O Banho das Calopsitas

Agora não iremos falar sobre a higiene do ambiente.Iremos falar sobre a higiene da ave.
As calopsitas ADORAM um banho geladinho.Mesmo que não goste,tenho o truque perfeito para ensinar.

Você pode borrifar água nela,jogar gotinhas da mangueira nela,colocar ela debaixo do chuvisqueiro(no seu braço é lógico).Esse truque de deixar um pote de água na gaiola,muitos não têm sucesso.



Cascas de Sementes

Para reaproveitar a ração da sua ave,pegue o potinho de sementes e assopre.Vai sair apenas as cascas,e assim não vai gastar tanto dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário